Açai em Foz
Dentre as inúmeras espécies vegetais que o Brasil possui, temos o açaizeiro (Euterpe oleracea Martius), palmeira encontrada nos estados do Pará, Amazonas, Maranhão e no Amapá.
A composição nutricional do fruto pode sofrer variação de acordo com a safra e região colhida, mas sabe-se que é rico em ácidos graxos e compostos fenólicos benéficos à saúde. A alta prevalência destes compostos presentes no açaí, especialmente os flavonóides (antocianinas), o caracterizam como alimento funcional, visto sua capacidade de captar radicais livres (atividade antioxidante), retardar o envelhecimento precoce e efeitos na prevenção de patologias cardiovasculares, circulatórias, cancerígenas, Diabetes Mellitus e até Mal de Alzheimer.
Um estudo nos Estados Unidos demonstrou que esta fruta tem enormes benefícios em situações em que o indivíduo está debilitado, inclusive em casos de câncer, podendo contribuir para o enfraquecimento e/ou destruição das células cancerosas.
A gordura presente no açaí traz benefícios que podem ser comparados aos do azeite de oliva, podendo ter contribuição para baixar o colesterol ruim e melhorar a função intestinal. Para aumentar o teor de energia antes ou depois da atividade física, o açaí pode ser associado a tapioca, guaraná, banana, morango e outras frutas, que além disso, aumentará o nível de antioxidante, o que eliminará mais facilmente os radicais livres produzidos durante a prática física.
Além de ser bem aceito como alimentos pré ou após a atividade física, o açaí tem boa aplicabilidade em lanches em geral, sucos ou como sobremesa. Ah, e não se preocupem com as calorias dessa frutinha, são só calorias do bem.
Para nós do sul que não temos a fruta sempre a mão, fica a dica de se consumir a polpa congelada. As polpas ficam ótimas quando batidas com banana ou abacate ou da forma que melhor lhe convier. Além de deixar o lanche mais saboroso, ficará extremamente nutritivo. Experimente!
Por: Vera Lucia Moratelli Fonte: portalemforma.com.br
Sem comentários:
Enviar um comentário